quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Bem vindo a Salvador



Espaço para Cultura

Quero pedir um espaço para a cultura e convido vocês para conhecerem o "Palacete das Artes", quando vierem aqui em Salvador. Claro, se for no carnaval, nem adianta querer ir, vai estar tudo fechado! Mas num outro momento, vale a pena.

É um palacete antigo na rua Da Graça, no bairro da Graça (tudo uma gracinha!). Situado entre edifícios novos e árvores magestosas, o palacete, datado do século XIX, abriga hoje uma exposição contínua do escultor francês Auguste Rodin (o sobrenome pronuncia-se Rodan).

Uma grande pena, mas não é permitido fazer fotografias no interior do casarão, uma pena mesmo! Mas ele é lindo de qualquer jeito, fachada e interior!

O piso, as pinturas do teto, das paredes, não sei se são originais, (acredito que tenha sido reformado para receber a exposição do Rodin) são lindas, os vitrais são magestosos e há um elevador, daqueles com cabine de ferro, como nos filmes, muito lindo.

Ao entrar no pátio do palacete, a sensação é de estar em um outro tempo, dá uma vontade de ser elegante (por que nas fotos antigas todo mundo parece elegante?). É um silêncio especial, que não se percebe normalmente em Salvador (por que será?) e há um contraste do novo com o velho, são vários prédios e edifícios novos ao redor da magestosa construção.


Para não dizer que não falei das flores (espaço da beleza).

Estava um domingo lindo o dia 4 de setembro e eu me deixei levar pelo enredo romântico que o palacete inspira, olha o meu visual pro passeio, foi "só o glamour"!



Voltando ao passeio, não deixe de ver a escultura "O beijo", logo na entrada, numa sala reservada somente para o casal, na sequência há outras em tamanhos menores ao longo do passeio. Há uma escultura gigantesca chamada "O homem que anda", são quase 2 metros de altura, muito expressiva!

Claro, o melhor fica sempre pro final, a escultura "O Pensador", enigmática e poderosa no fundo da última sala. A escultura exposta aqui é de gesso e é muito grande, mas de 1,70 de altura, é realmente imponente!



Meus amigos, vivam, acostumem-se com o belo e o novo! Façam coisas diferentes!





Bem, vale saber que Rodin é conhecido por suas esculturas "humanas".
Aqui estão algumas para apreciação.


Todas estas estão expostas na área externa do museu.


Fomos (eu e meu marido) no meio da tarde nesta hora a luz não ajudou muito para as fotos.


Mesmo assim, não deixe de conhecer o Palacete das Artes, Salvador-BA.



"Este post é especial para dona Aldema (minha sogra), pois estava revendo alguns textos e imagens em seu blog: correndomundo.blogspot.com e revi sua visita ao palacete.Espero ter sido justa com o lugar, com seu texto que foi minha inspiração e também que minhas impressões e sentimentos possam ser compreendidos."



E por fim o visual do morro do Cristo, na Barra! Como eu disse: "só no estilo"!



PS.: Não entramos no mar!

3 comentários:

  1. Uma brasileira... show de bola... um ótimo lugar para ser visitado ( ainda não fui ), mas irei um dia fora do carnaval. Outro lugar bom para fazer uma caminhada, dique de tororó... abraçoss

    ResponderExcluir
  2. Oi Rapha, obrigada pela visita e por deixar aqui o seu comentário. Quem bom que você gostou! Apareça, pois espero mantê-lo sempre atualizado. O dique do tororó fica distante da minha casa, fico mais próxima da orla. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Adria,querida. Só agora vi teu post sobre Rodin. Lindo.Desejo que continues escrevendo cada vez mais, assim me mantenho informada sobre esses lugares de que gosto tanto.
    Beijos
    aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )

    ResponderExcluir

Confirme seu comentário. Obrigada!