terça-feira, 11 de outubro de 2011

LIMPEZA E CONDICIONAMENTO

PARA LIMPAR
Tive muito trabalho até entender que meu black não pode ter contato com algumas substâncias, pois elas são nocivas e danificam demais o meu cabelo.

Sempre ouvi falar que shampoos com sodium (sal) deveriam ser evitados, pois esta substância provoca ressecamento e danifica muito os fios, no entanto tomei conhecimento de um componente que tem um poder muito mais "destrutivo", é o "sulfato".

O principal componente ativo dos shampoos é o lauril éter sulfato de sódio (laureth sulfato de sódio _ SLES) um detergente sulfactante que faz parte de outros produtos para higiene, tais como: sabonete, cremes dentais, etc, sendo assim um desengordurante muito eficaz e barato. Falando claramente, como todo detergente, o papel do lauriu (isto é, dos shampoos) é eliminar a sujeira e a gordura existentes, ótimo! Mas como ele é muito forte e eficaz, remove junto a proteção natural que mantém a hidratação dos nossos cabelos, por isso eles ficam tão ressecados depois que passamos os shampoo. Além disso, junto com as partículas de sujeira, poluição e sebo do couro cabeludo e acumulado nos fios, os shampoos removem também pequenas partes do próprio fio, produzindo danos microscópicos em sua estrutura podendo alterar a cor e podendo tornar os fios mais e mais quebradiços, principalmente nas pontas.

Para maiores informações, podem acessar esta pesquisa que contém mais detalhes sobre o assunto.

Minha gente, aí eu pensei: "então eu não devo mais usar shampoos para lavar os cabelos?
Claro que não, lavar os cabelos é super importante para retirar os resíduos que danificam os cabelos. O que pode ser feito é reduzir o número de lavagens durante a semana, esta quantidade vai ser determinda pela sua sensação e necessidade, ela determina o número de vezes que você vai usar o shampoo. Os produtos especiais infantis tem uma concentração bem menor do "sulfato", logo podem ser usados com menos danos aos fios e foi isso que eu fiz.

Pense: entrei em algumas farmácias e perfumarias para procurar um shampoo bem especial infantil e específico para os cabelos cacheadinhos/crespinhos, lindinhos. Li muitas composições, cheirei, olhei as texturas e fiz a minha escolha.
Este é um shampoo baby da Johnson's, "hidratação intensa para tornar os cabelos macios e fáceis de pentear", à base de aloe vera e vitamina E. Tem uma textura bem cremosa e perfume suave. Cumpre bem o seu papel que é limpar sem ressecar demais meus cabelos. Sempre quando lavo, distribuo nas mãos, esfrego e levo para as pontas dos dedos e vou aplicando parte a parte: na nuca, nas laterais, no alto da cabeça e na frente, esfregando sempre no sentido do comprimento pra não bagunçar demais e embaraçar os fios, a forma como aplicamos o shampoo e depois como lavamos os cabelos também fazem toda a diferença no resultado final. Geralmente faço só uma aplicação, mas já fiz duas aplicações e o ressecamento causado não foi pesado e além disso fica aquela sensação de cabelo limpinho super gostosa. Outra opção é diluir o shampoo em água, conforme o seu gosto e aplicar nos cabelos, se puder usar um borrifador para direcionar o shampoo primeiro para o couro cabeludo, melhor ainda. Ah, baratinho que só, eu paguei R$6,20.
PARA CONDICIONAR

Quem está acompanhando a minha saga, sabe que adoro o óleo de coco e venho descobrindo que muitos produtos feitos deste fruto tem a mesma capacidade de hidratação do óleo.

Aqui mesmo na internet conheci o condicionador de coco da Colorama, isso mesmo, Colorama. Aquela marca antiga, famosa e barata dos anos 70, 80, sei lá. Pois é, resolvi comprar porque todos os condicionadores que fui procurar nas lojas não despertaram a minha confiança e era um produto super bem indicado por várias meninas aqui da internet que estavam com cabelos naturais. Sabe que amei!

Ele não é oleoso, cremoso na medida certa e deixa o meu cabelo super bem condicionado após meu shampoo. Aplico uma boa quantidade nas mãos, esfrego uma na outra e passo nos fios, vou massageando, enluvando de leve e, geralmente depois desembaraço com um pente de dentes beeem largos. O cabelo fica muito macio e ele causa uma emoliência nos fios, muito gostoso. Ah, tem o cheiro de coco, bem suave, acredito que sem maiores problemas. Na embalagem a empresa fala sobre a linha completa de coco, mas ainda não encontrei o shampoo.

Já vi no comércio outras linhas feitas à base de coco, vou experimentar, claro, mas já indico, super indico e reindico este produto, simples, barato (R$6.00) e de efeito muito produtivo pro black e conforme já vi em alguns blogs e canais, indicado também para cabelos tipo 2 e 3 que precisem de mais hidratação.

Grande beijo e see ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confirme seu comentário. Obrigada!