domingo, 29 de janeiro de 2012

TEXTURIZAÇÃO: DANDO FORMA AOS CABELOS

O cabelo crespo e muito crespo, o tipo 4 e suas vertentes, tem aquele formato que conhecemos, mas não entendemos, ele é zigue zague, é enroladinho... Eu mesma quando desembaraço meus cabelos percebo nos fios que caem, formas tão diferentes que fico até confusa se realmente são todos meus, pego na mão e fico olhando e penso, claro: "Meu Deus, quanta diferença entre os fios, como posso cuidar de formatos tão diferentes!"
O grande negócio do cabelo crespo é cuidar de tantas diferenças! Eu ainda tô aprendendo!
Uma coisa que eu já sei é que como "o meu cabelo" é black, não tem forma muito definida, fica aquele volume puro sem cachos definidos e é isso que me deixava mais triste, o fato de eu não ter cachinhos, mas eu aplico umas técnicas pra dar essa forma que "eu" gosto.
Importante: tô dando ênfase no "eu" e no "meu" porque é muito pessoal, prefiro os cachos mais bem formados ao black puro dos anos 70, acho que já falei disso. Eu gosto é dos cachos, mas não os tenho sem um cuidado especial, a "texturização".

Nesta foto eu recém havia cortado os cabelos e ainda não tinha iniciado os cuidados especiais que tenho hoje:  hidratação, humectação, finalização e outros mais. Há 4 meses atrás, depois do grande corte do cabelo, quando retirei a química, cheguei em casa e passei bem uns 10 dias com a tesoura na mão, tirando as pontas alisadas que ainda me incomodavam, não dava pra ter restinho do relaxamento. Como dá pra ver, meus cabelos ainda tinham uma aparência descuidada, sem brilho, pesada e sem formas nos cachinhos. Vejo muitas mulheres assim, mas eu não gosto, não acho que qualquer mulher, independente do tipo de cabelo, deva mantê-los sem cuidados, é necessário um carinho.
Meu cabelo ficou curtinho, diferente do que eu usava, mas não me senti estranha, menos feminina, me senti feliz e contente por estar passando por esta fase cheia de informações de blogs e produtos novos a cada momento.
Mas eu falava da texturização que venho aplicando desde o retorno ao black. Uso uma tática que tinha na milha adolescência: tranças.

Nesta foto eu estou com cabelos texturizados através de tranças. Separei meus cabelos em mechas e fiz várias tranças, vááááárias. Não muito finas pra não demorar, principalmente na hora de desmanchar, se você tiver compromisso, vai ter que começar a desmanchar as tranças com um bom tempo, eu levo em média 30 minutos nesse processo, se estou com o tempo corrido, me atraso, com certeza. Então fica a dica!
Sempre que vou fazer as tranças, humedeço os cabelos com água (uso burrifador, um utensílio imprescindível para quem tem cabelos crespos, é o fim do mundo deixar a pia molhada, né!), depois passo leave in (creme para pentear) e também gel (G Gelatina ou Humidificador ou Ativador de cachos da linha Define-Control da Capicilin). Mas tudo isso Adriana? Sim amiga, tudo isso! Mas pense se é mesmo tudo isso... Afinal, pra quem faz escova toda semana, pra quem passa chapinha e depois fica dias sem lavar os cabelos pra não perder o penteado... ora, ora, esse processo é bem compatível (sismei com essa palavra agora: compatível!).
Bem, não é necessário fazer tudo isso todos os dias, basta cuidar dos cabelos na hora de dormir e utilizar os produtos certos para acordar o seu black. A Patricia Costa tem um vídeo legal que mostra como acordar o black.
Falei muito e espero ter passado um pouco do que venho fazendo pra texturizar e dar forma aos cabelos. Tem um vídeo muito legal que tive acesso há uns 15 dias e que mostra como fazer pra desmanchar o twist out, outra técnica de texturização que vou comentar mais pra frente. Eu fazia o twist e depois desmanchava feito uma louca, quase tirando todas as ondas e cachos que conquistava e a moça do vídeo me mostrou mais uma delicadeza que devo ter com meus cabelos e olha, fez diferença mesmo.
Grande beijo e ótima semana!

7 comentários:

  1. Teu blog literalmente caiu do céu...rs
    Estou pensando seriamente em deixar de usar quimica e assumir minhas raízes...mas kd coragem??? chapinha e escova é muito mais prático do que cuidar dos cabelos, texturizar, etc...hehehehe
    Parabéns pela disciplina!!!
    Estarei sempre por aqui porque achei a tua temática "COMPATÍVEL" ao meu estilo de vida! hahahahaaha (tb usei a palavra compatível!);)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica, obrigada pelo comentário e vamos nos falar mais. Olha, é muita disciplina mesmo! MAs eu estou satisfeita, por enquanto. Como nada é definitivo, estou bem feliz com o cabelo natural e é mais uma opção. Vale experimentar. Beijo e nos vemos por aí! Bys

      Excluir
    2. Adriana,

      cheguei aqui por um desses acasos, mas, estou já pensando em agradecer aos céus.

      Primeiro quero dizer o seguinte: já identifiquei TRÊS tipos MUITO diferentes de cabelos na minha cabeça. Tem um cabelo na nuca (tenho muito cabelo então deve ser por isso que me deram essa fartura tão diferenciada!) que é liso, macio e com cara de propaganda de shampoo. Acima dele tem uma faixa de cabelo indomável (para você ter uma ideia não aceita óleo de amêndoa ou qualquer tipo de óleo) e aí, de orelha a orelha (passando pelo topo da cabeça) tem um cabelo que faz cachos lindos e fofos. Não tem jeito de cuidar deles usando as mesmas técnicas! Em tempo: são naturais, de qualquer química.

      Então que eu estava com os cabelos na cintura (tenho 1,77), bastante repicado pq dizem que dá leveza... mas só vivia de cabelos presos. Dia sim outro também, presos. Meu marido já estava pegando no meu pé porque toda vez que chegava perto de mim na cama ele dava um jeito de me puxar os cabelos!!! Por conta disso eu resolvi arriscar, uma vez mais (e depois de 10 anos de cabelos grandes --- pra vc ter uma ideia já tive coragem de pagar até para o Rodrigo Cintra (Esquadrão da Moda) cortar meus cabelos e nada mudou) cortá-los. Mas a moça que cortou não foi muito feliz, cortou-os molhados (até hoje não encontrei ninguém fora da internet que fizesse corte no cabelo seco) e deu no que deu: estou de rabinho. Curtos é verdade. Vou seguir suas dicas e ver no que dá :)

      p.s.: sua foto ficou ótima.

      Excluir
    3. Guria, demorei tanto pra te responder, me desculpe. Sim, tipos de fios diferentes na cabeça é o que mais acontece e é necessário muito cuidado, principalmente com química quando temos esta variedade toda. Vale procurar bons profissionais, mas se por falta de tempo ou $tempo$ não puder ir ao seu salão dos sonhos, também vale pesquisar, experimentar e encontrar novas formas de cuidar dos fios. Ah, seu comentário tá me dando várias idéias pra pesquisas e posts, olha mais pra frente. Muito obrigada e venha sempre que desejar. Beijo

      Excluir
  2. esse blog é conpativeeel de mais hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Flor, eu vou textuarizar o meu, pois ele é muito rebelde rsrsrsrs, eu nunca fiz isso, então não sei se de primeira vai dar certo, mais tudo bem. Depois te conto como ele ficou :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica ^^ como meus cachinhos só aparecem no topo da cabeça, vou fazer nas laterais (black 70) para ver como fica.

    ResponderExcluir

Confirme seu comentário. Obrigada!