domingo, 5 de fevereiro de 2012

2 DE FEVEREIRO É DIA DE YEMANJÁ...

... TRAGO-TE OFERENDAS, PARA LHE OFERTAR...

Grande Dia, lindas e singelas homenagens a Rainha do Mar!
Já sei, de alguns anos morando em Salvador, que o dia 2 de fevereiro, dia de Yemanjá é bastante comemorado, mas que havia se perdido muito do sentido da festa, principalmente em sua casa, aqui no Rio Vermelho, bairro boêmio onde moro.
Há, em um dos vários largos, um pedacinho de fé na Rainha do Mar, onde os pescadores se reúnem e de onde saem várias oferendas: espelhos, lavandas, pentes, colares e muitas, muitas flores.
Coincidentemente, nunca consegui folgar no dia de Yemanjá pra poder participar da festa aqui no meu bairro, festa esta que foi revitalizada pelo artista Carlinhos Brown, meu vizinho temporário.
Não conheço Carlinhos pessoalmente, mas sei que no fim da minha rua fica sua casa temporária e dela saem, tenho certeza, várias idéias e "artes" desse moço. Dizem muito por aqui que foi ele quem revitalizou a festa aqui no Rio Vermelho e eu, até então nem botava muita fé porque, como eu chegava em casa sempre no início da noite, só via o final da festa, os bêbados na rua, um povo todo tonto dançando na frente de qualquer carro com música em alto volume. A festa pra mim era só barulho e gente bêbada. Mas neste ano eu fui presenteada.
Carlinhos Brown e os Zarabes (sua trupe musical) fez uma aparição, muito emocionante.
Eram umas 4:10 da manhã e estávamos dormindo quando eu acordei com o som de fogos de artifício, logo pensei: "vai começar a baderna, a música alta e a bebedeira!". Mas levantei correndo porque ouvi vozes vindas da rua e qual não foi minha surpresa ao ver vários homens vestidos de roupa egipcia descendo minha rua tocando trombetas... Corri no meu lindo criado mudo que ganhei do meu sogro...rsrsrs e peguei meu celular. Abri rapidinho minha janela e comecei a filmar...Veja que show!
Foram poucos segundos, pois eles caminharam rápido, mas deu pra arrepiar ouvindo aquela melodia, na madrugada em homenagem a Yemanjá e tem ainda o cheiro de lavanda que ficou ao final da passagem.
Show Carlinhos, Show!!! Muito obrigada por me aproximar mais da cultura baiana!
Você me mostrou o que eu queria ver: a fé desse povo, a beleza da raiz africana e a surpresa do momento. Quis te seguir, mas era tarde, ou cedo, sei lá. Além disso a polícia de Salvador estava em greve e achei que seria perigoso.
Mas valeu sua passagem, ganhei um presente... e Viva Yemanjá!
Veja aqui um vídeo da banda Cheiro de Amor, nos idos da década de 1990, quando a vocalista era Marcia Freire. Bons tempos, boa música baiana, axé de qualidade e fé 100!
Beijos, beijos!!!
Ah, nesse ano foi tudo super organizado, o som alto terminou às 22 horas, conforme o acordo com moradores do bairro. Pena, os trios foram retirados da festa por causa do incômodo que causavam, eram grandes demais para as ruas estreitas do Rio Vermelho, mas nada que tenha retirado a alma da festa.

2 comentários:

  1. Dri, q coisa mais linda. Me arrepiei assistindo o video.
    Salve Yemanjá.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cintia, tanta coisa em Salvador com a greve da polícia, ainda vou falar disso. Pois então, o Brown me deixou bem feliz e emocionada, pois foi muito bonito ver a passagem desta homenagem na janela de minha casa. Beijo e ótimo carnaval pra você e sua família.

    ResponderExcluir

Confirme seu comentário. Obrigada!