quinta-feira, 5 de abril de 2012

CUIDADOS ESPECIAIS COM TIPOS DE FIOS

Desde o final do ano passado estou em busca de mais conhecimento para os cuidados dos meus fios crespos: como hidratar, lavar, passar o condicionador, o leave in, a texturização, enfim, tudo o que envolve minha realidade.
Faço buscas na internet e estou procurando um salão que me auxilie mais, mas não é fácil, é difícil encontrar especialistas em cabelos crespos, o black de verdade. Acredito que esta também seja uma grande dificuldade para todas, crespas, onduladas e cacheadas. Mas enfim, estou na luta.
Com os cabelos sem química, tenho conseguido perceber mais os meus fios e sei hoje que tenho diferenças na textura, espessura e forma dos cachos na extenção da minha cabeça.
Quando eu relaxava ou fazia as progressivas da vida com minha irmã, ela sempre dizia que no alto da cabeça o meu cabelo era ralo, parecia até que eu ia ficar "calva" e é verdade, o relaxante agia super bem nessa área da minha cabeça e os fios ficavam bem lisinhos, mas sempre, sempre, sempre quebravam rápido. Já cheguei a ter corte químico no alto da cabeça quando era mais jovem e o cabeleireiro do momento não soube cuidar, a cada ida ao salão e término da hidratação, o buraco aumentava mais e mais. Foi um sofrimento, pois já estava há mais de 2 anos sem quimica, só usando trança rasta, o cabelo estava grandão, abaixo dos ombros, perdi todo o comprimento por conta dessa história. Voltei para as tranças e passei mais um ano sem química, depois disso foram anos de relaxamentos mais leves e alongamentos, eu queria cabelo com glamour.
Pois então, esse tempo sem quimica me fez perceber as várias diferenças dos meus fios.
Vejam e me digam como a natureza é farta:
Nuca: o cabelo é curtinho, demora pra crescer e tem as "pimentinhas", os fios super enroladinhos. Os fios da minha nuca são super fininhos, mas recebem super bem as hidratações, precisam de mais carinho ao passar os cremes e eu dedico bom tempo a esta área quando vou aplicar hidratação. Ele é super enroladinho, mas desembaraça fácil, sem complicação. É assim uns 4 dedos de nuca em direção ao alto.
Parte de Trás: é meu maior problema, os fios são super finos também e embaraçam demais, além disso são super ressecados e é a parte onde tenho mais nós nas pontas. Os fios são formato zigue zague, naturalmente o mais quebradiço se não cuidado. Percebo que ali o cabelo demora mais pra crescer. É aquela parte da cabeça que encosta em tudo: quando vou dormir, quando vou recostar minha cabeça. Fica tudo amassadinho, uma tristeza! Sei que alí tenho que estar super atenta.
Laterais e frente: são muito parecidos com os cabelos da nuca, não me criam grandes problemas nem dificuldades.

Alto da cabeça: meus fios mais obedientes, aceitam o que eu lhes ofereço, óleo faz bem, creme hidratante faz bem, leave in com gel então, nossa senhora, formam os microcachos que eu adoro. Olha só!
Isso tudo me mostra que, às vezes, o tratamento que se presta para uma parte da cabeça não serve para a outra, tenho sempre que dedicar mais tempo aos cuidados com os fios da parte de trás da minha cabeça, onde eles são mais rebeldes e nem sempre ficam do jeito que eu quero, acho na verdade que eles ali são os mais sensíveis, pois tem sempre mais contato e atritos, eles merecem carinho das minhas mãos.
É tudo aprendizado, minha gente!
Tem mais.... vou dividir a história pra não ficar muito comprida.
Beijos!

2 comentários:

  1. Eu durmo sempre de lenço, vc também? O cabelo amassa mas não fica em atrito com o travesseiro, no outro dia é só "acordar o black", puxando para desamassar, com muito cuidado, claro! Meus fios tb são bem obedientes no alto da cabeça, mas em toda a volta (nuca, laterais perto das orelhas e frente rente à testa) são bem secos e superencolhidos, hehehe, também dedico tempo ali para ver se eles crescem e deixam de ser tímidos, se espichando para o mundo. ahahaha. é a nossa luta, amiga. Teu cabelo tá lindoooo! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa, que bom te receber aqui! Menina, que aventura que passamos, hein e o conhecimento de uma ajuda a outra. Você está mais acostumada com o cabelo novo? Como foi a aceitação das pessoas? Aqui em Salvador recebi muitos elogios, muitas pessoas falam que está bonito e os homens olham porque é diferente, é forte, só uma mulher muito segura de si "segura" um black stile, você sabe! Vamos ser positivas e lindas! bjo

      Excluir

Confirme seu comentário. Obrigada!