domingo, 27 de maio de 2012

BANTU?

Oi Crespas!
Viajei no dia 19 de maio último para participar da festa de aniversário da minha mãe. Ano passado sua saúde nos deu um susto: ela teve que fazer pontes de safena e mamária, teve complicações posteriores, os médicos tiveram que reabrir seu peito para retirar uma bolha de sangue que recobria seu coração, ela teve complicações em outros orgãos e passou mais de 2 meses na UTI de um hospital, desacordada em coma induzido. Muito duro pra nós! Minhas irmãs foram magnífcas e quero aproveitar para lhes agradecer pela total dedicação e força nesse momento tão difícil que passamos. E passou mesmo!
Para ir à minha cidade natal, Barra do Piraí-RJ, saí de Salvador no sábado num vôo às 12hs para o aeroporto do Galeão, meu primo Pedro esperava por nós (Juliano, meu namorido também foi!) e fomos para a casa da minha querida tia Catarina. Duas horas de viagem e... ufa, matei saudades de tantos primas e primos queridos, tios e tias do meu coração. Não sei vocês, mas eu adoooro esses momentos de união familiar, me dão uma reenergizada para todos os momentos da vida.
Mas o assunto do post não é meu final de semana ou minha família, o que quero dizer mesmo é que com a correria dos dias, muitas vezes fico com uma baita preguiça de fazer qualquer coisa pra dormir, daí só faço um puff rápido e me deito com meu lenço. Confesso que encontrei no puff a solução pra não amassar tanto o cabelo durante o sono.
Mas de um tempo pra cá, voltei a fazer coquinhos, ou "bantu", nome que conheci aqui na net em vários blogs e canais. Me lembro que durante um tempo da adolescência em que eu não usei química, fazia os coquinhos pra estilizar os cabelos... pioneira! Mas acho que toda crespa faz isso na infância, né?
Bem, a querida Andrea Luz do blog: não vivo sem cosméticos comentou que também tem utilizado desta "técnica" pra ajudar a estilizar e deixar os cabelos mais soltos depois do sono.

Faço bantu com grampo, com elastiquinhos coloridos e sem nada, como na foto abaixo.

O bantu ou coquinhos também são um penteado divertido, mas pra mim funciona mesmo como uma técnica pra "soltar" o cabelo e você crespa, sabe do que eu tô falando, né? Quando o cabelo fica grudadinho na cabeça, aplico o bantu, nos cabelos secos mesmo e quando desmancho parece até que cresceu. É um chega pra lá no fator encolhimento! Rsrsrs.

Tirei essas todos a seguir pra exemplificar bem o que eu tô falando.
Aqui fiz "fitagem" nos cabelos (vou falar mais pra frente sobre essa tal de fitagem na aplicação do leave in e gel. Mas assista o vídeo da Amanda Gil do Canal belocrespo, é bem explicativo). O meu cabelo secou naturalmente, fui assim pro trabalho. Ficou bem cheio de cachinhos, mas "grudadinho" que só na cabeça.

Olha só como o mesmo cabelo ficou no dia seguinte, não é show? Eu fiquei toda hora olhando no espelho desacreditando da situação! Mas veja bem, eu não fiz o bantu como aparece na primeira foto. eu fiz os rolinhos, mas não prendi as pontas, elas ficaram soltas para que os micro cachos ficassem livres. Prendi os coquinhos com "xuxinhas" e dormi de lenço... ufa, parece que dá trabalho, mas foi super simples.
Fala sério crespa, posso ou não acreditar no potencial do meu cabelo?
Ah, eu tô bem contente!
Beijos e see ya!


10 comentários:

  1. Huuuummmm Dri, seu cabelo esta liiindoooo.
    Adorei.
    Muita saúde p/ sua mãe viu.
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Dri, acho ótimo vc gravar videos. Ctz vou assistir tds.
    Grava e me avisa viu.
    Bjks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia... obrigada por tudo! Sabe, assisto tudo quando é vídeo pra aprender mais sobre formas de cuidar dos cabelos, primeiro quero eles saudáveis, depois cuido do visual. E você, como está? O seu cabelo já está mais hidratado? Grande beijo e nos falamos.

      Excluir
  3. Adorei cabelo! Fico sempre feliz de ver quem assume seus crespos, mas acho que você ainda está em processo de aceitação, né? OU, eu que sou mais relax, vai saber. Mas acho que com o tempo você, e todas as pessoas, vão ficar menos estressadas com o aspecto de ressecamento do cabelo. Pq ele é mesmo seco. Antes de sair eu só dou uma borrifada com um desses leites de pentear, dou uma puxada para soltar um pouco os cachos e vou à luta! Sem encanar muito se ele cacheou ou não, até pq, deu para não cachear mais envolta, na parte mais externa dos fios... fazer o quê...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mabia! Obrigada por comentar aqui no meu cantinho! Estou cada vez mais ligada no "MaxiBolsa" e gosto bastante dos seus textos. Também moro em Salvador e é legal ver mulheres falando da nossa cidade. Fico meio neurótica às vezes... mas só às vezes. Quero conhecer formas variadas de cuidar e estilizar os cabelos. Adoro um visu diferente e vejo você no seu blog, sempre estilosa. Grande beijo e mais uma vez muito obrigada por vir comentar!

      Excluir
  4. Oi, Adriana. Pois é, eu tb sou meio neurótica com essa hst de cachos. Qdo não forma cachos, fico uma arara! kkk Sério, me estresso. Mas o que mais me estressa é a rotina intensiva, estou muito cansada! Tenho saudades do tempo (da química) qdo eu podia só lavar e sair, ou lavar e hidratar e ele ficava lindo e brilhante, sem tanto esforço! ai ai ai... será que estou com crise de abstinência? rs rs bjo querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga... toca aqui! É isso Andréa! Você já me leu falar quantas vezes aqui nos meus modestos posts sobre "não gostar do black anos 70?". Acho que sempre que preciso, eu falo disso. Eu amo cachos, adoro os enroladinhos, tenho gana por eles...rárárá, de verdade! E fico muito feliz quando meus cachinhos micro lindos ficam vivos, bonitos e reluzentes. Quando não tem cachos eu fico triste e às vezes prendo num puff e agora que "bati a nuca" fica um pouco mais difícil. Mas sabe, tô aprendendo a aceitar o black sem o estilizado, gosto mais ainda porque meus cabelos estão mais saudáveis, fortes e muito menos ressecados do que no início do natural. Easy, chegamos lá, eu confio em ti e vamos ficar com cabelão juntas! bj

      Excluir
  5. Oi Adriana
    Estou me sentido como vc e a Andréa da Luz qdo não consigo cachos, principalmente na parte da frente, leia-se topo da cabeça, eu fico triste e quero novamente voltar as quiímicas naõ sei mais se quero cabelos naturais às vezes acho que troquei um sofrimento por outro. Fora que adquiri uma mania triste que está me preocupando, eu passo quase o dia todo com as mãos no cabelo que às vezes preciso cobri-lo para parar de mexer tanto nos cabelos a ponto de arrancá-los é serio.O que não me faz desistir são as comunidades das quais participo e os blogs como o seu e o da Andréa.Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ah, Katia querida, estamos todas juntas nessa história. Olha só, aqui nos comentários fica chato eu falar um mooooonte de coisas, logo, vou fazer um post sobre este sentimento, o próximo é pra nós... ah, sou igual a vc, passo o dia com a mão no cabelo. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Rsrsrs, será de todas nós: Também passo o dia inteiro com as mãos no cabelo. Lindo o resultado de seu bantu!!!

    ResponderExcluir

Confirme seu comentário. Obrigada!