domingo, 13 de maio de 2012

E FEZ-SE A LIBERDADE!

Hoje é 13 de maio e há ainda quem se lembre de que nesta mesma data, há 124 anos, foi promulgada a lei que "libertou" os negros escravos que haviam no Brasil. Eu me lembro, pois fazia parte dos estudos cívicos... uau, como estou velha!!!

Bem, estava lendo no Wikipédia algumas informações sobre este tema. É muito histórico e muito complexo, há várias opiniões sobre os reais motivos que fizeram com que a lei Áurea fosse aprovada: bondade da princesa, pressão da população escrava, pressão externa? Enfim, a lei foi assinada e o Brasil, o último país das Américas a "libertar" seus escravos, fez o que tinha que fazer, aprovou a lei.
Naquela época haviam discussões a respeito do pagamento de indenizações aos fazendeiros para compensar o investimento com as compra dos escravos e as estes nada, acreditavam que a eles, os escravos, bastava a "liberdade". 

Minha mãe me disse que seu avô (meu bisavô), pai de minha avó, havia sido escravo e ela conviveu com ele. Tinha marcas no corpo o meu bisa, as mãos bem calejadas e a voz já idosa a pedir "cachacha" às netas. Eu não vivi esta época, não conheci o pai da minha avó, mas ouvi esta história.

Sempre achei muito superficial o conteúdo das aulas de história do meu povo contada nas escolas, não dizem de que países viemos, a África é tão grande! Como foram espalhados os negros pelo Brasil? É uma vergonha nossa história? Parece que sim, ninguém quer saber, ninguém quer falar, só é bonita a história da "Isaura" do livro, as outras, as comuns de nossos bisavôs e bisavós foram já esquecidas. 
Não me sinto envergonhada pela nossa história, somente um povo guerreiro sobreviveria a todas as atrocidades praticadas contra os escravos e ainda teria hoje, alegria para cantar e dançar. Povo caçado e trazido à força para uma terra estranha, sem entender a língua ouvida e nem sabendo por que apanhava... nem me imagino numa situação destas, nasci na época certa. 

Hoje falo de cabelo, roupas, maquiagem e tantas coisas, posso discutir cotas, oportunidades, diferenças, amor, sexo... tantas coisas. 
Que esta liberdade, conquistada e promulgada seja eterna para todos os povos, de todas as raças, cores, religiões, classes sociais... ir e vir, receber pelo que se trabalha, ter hora pra entrar e sair do trabalho, férias, intervalo pra refeição, transporte e no fim, poder voltar pra casa, feliz, ciente do dever cumprido.
Palmas para a Liberdade e que venham mais 1000 anos de conquistas, para meus sobrinhos e futuros filhos e para os filhos de seus filhos e todos nós, que somos herdeiros do continente onde tudo começou. 

Beijos a todos!


Ah, música pra sambar, sentir e cantar junto... Ilê no Campo Grande e pra ouvir,  Dona Ivone Lara





2 comentários:

  1. TEXTO SIMPLESMENTE LINDO! VC QUEM CRIOU? ACREDITA QUE VIM AQUI SÓ POR CAUSA DE SEU CABELO? -ACREDITE.
    VI ELE NUM BLOG QUE TU SEGUE, ME APAIXONEI E VIM VER DE PERTO. - REALMENTE BELO.
    ME ENCANTEI POR ESSE TEXTO, POR ESSES DIAS REFLETIA FATOS PRESENTES ACIMA: NÃO CONHECEMOS NOSSOS ANTEPASSADOS E NEM HISTÓRIA SOBRE ELES.
    -NO BRASIL, ATÉ ONDE EU CONHEÇA, O ÚNICO ESCRAVISADO COM HISTORIA QUE TEM COMEÇO, MEIO E FIM É A HISTORIA DA BRANCA(ISAURA). -ISSO É MUITO IRONICO NUM PAÚS TÃO RACISTA. ME PERGUNTEI AO LER ESSE TEXTO: -POR QUÊ ESCOLHERAM HISTORIA DE UMA BRANCA? SENDO QUE TIVEMOS NEGROS QUE SOFREM MUITO MAIS QUE ESSA MESTIÇA? -SERÁ QUE PODEMOS FALAR QUE ELA FOI ESCRAVIsADA? ESSA "ESCRAVIZADA", NÃO EXISTIU, MAS NOSSOS, TETRA-AVÓS SIM.
    BOM, TE CONVIDO A CONHECER MEU BLOG:
    www.miscigenadamenteafro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania, que bom te receber aqui! Te acompanho sim guria, assisto seus vídeos e te acho uma guerreira. Obrigada pelo comentário! Confesso que ainda não visitei teu blog, mas estarei lá. O texto veio do coração, pois minha história, a sua e a de muitos outros descendentes de escravos parece não ter um começo, antepassados, heranças. Acredito muito que possamos diminuir esta nossa falta de conhecimento. Quero filhos e histórias para lhes contar. Bem, mais uma vez é uma honra ter você aqui. Grande beijo. Ah, sou "paulioca", mas também moro em Salvador.

      Excluir

Confirme seu comentário. Obrigada!