terça-feira, 26 de junho de 2012

É SÃO JOÃO NA MINHA CASA TAMBÉM!!!

Rsrsrs... queria tanto publicar o post no dia 24 que me esqueci de que no sábado fiz um pequeno cardápio inspirado no São João para comermos em casa. Ah, eu adoooro cozinhar!

Meu marido é gaúcho e eu fui criada na cultura caipira do interior paulista (apesar de não ter o sotaque!).
Nossa realidade culinária é bem diferente, o Brasil é um mundo e em cada lugar se gosta de comidas diversas. 
Claro que não tem como vocês provarem o que vão ver, mas vale pelo conhecimento. 
Fiz um pouquinho do que comemos lá na região do Vale do Paraíba, mais especificamente na minha cidade, São José dos Campos e também um prato que bem é típico do São João baiano, o amendoim cozido.
Enjoy it!

Aqui na Bahia se come amendoim cozido no São João, isso mesmo amendoim cozido. Ele vem dentro da casca e coloquei pra cozinhar na água com sal. Achei "estranho" quando vi pela primeira vez, mas a-d-o-r-e-i! Agora espero sempre chegar esta época pra comer. Mas é diferente, só provando pra saber.


Fofura de fubá... acho que não era o dia de fazer esse bolo. Sabe quando tudo dá errado? Pois então,  foi este o caso. Não tinha o fubá, pense bem! Daí meu marido foi comprar e não tinha nas redondezas, então pedi que comprasse farinha de milho e só tinha em flocos. Fiz assim mesmo. Pra finalizar, me esqueci do açúcar... socorro! Mas ele ficou bom, só faltou o açúcar mesmo, então a solução foi comer com uma colherinha de leite condensado por cima e pronto!

Cuscus paulista! É bem diferente do cuscus que comemos aqui no nordeste. A base é de farinha de milho e uma pequena parte de farinha de mandioca. No meu, coloquei linguiça calabresa picadinha na massa e em rodelas, como os ovos, para decorar. Além destes ingredientes, tem também: azeitonas, ervilha e cenoura. Tudo bem temperadinho!


Bolinho Caipira... fala sério, nas festas juninas do Vale do Paraíba: São José, Caçapava, Jacareí, Roseira, Pindamonhangaba, Taubaté e outras cidades, faz o maior sucesso! Ele é feito de farinha de milho (dá-lhe farinha de milho... rsrsrs, comprei todo o estoque do mercado) e recheado com carne moída. Apimentadinho é tudo!

Vinho quente que eu adoro! Com pedaços de maçã e saborizado com canela em pau e cravo.

Faltou colocar aqui o milho verde cozido, mas comi antes de tirar as fotos, pardon!

E vocês, curtiram alguma festinha? Quermesse, quadrilha, pularam fogueira, se divertiram no São João?
Espero que sim! Que todos os santinhos estejam conosco e nos acompanhem durante o ano até as festas de 2013!!! E Viva São João!

Beijos e Bye

4 comentários:

  1. Adriana,

    eu tbm sou de São José dos Campos, e apesar de não estar tão longe como vc, (moro no litoral de SP) morro de saudades da vida em SJ.
    Principalmente nas festas juninas.
    bjs!!

    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, conhecer lugares diferentes, culturas, pessoas é tudo de bom, mas só quando a gente tá longe é que dá valor, né? Lembra saudoso das coisinhas boas da vida comum de sempre, das gostosuras do interior, da família, dos amigos e também das comidinhas. São José é uma delicia de cidade caipira e na época das festinhas juninas é melhor ainda. Grande beijo e obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  2. Hummmm...em novembro, quando eu estiver aí, por favor, faz uma dessas gostosuras ( faz bem agradar sogra...podes acreditar!)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai sogra, claro. Vamos comer então saladinhas gostosas, paella e também preciso aprender uma de suas receitas especiais. Eu nem tenho tantas, mas coragem não me falta pra experimentar. Grande beijo, forte abraço e boas viagens correndomundo........

      Excluir

Confirme seu comentário. Obrigada!