segunda-feira, 4 de junho de 2012

POR QUE TER O CABELO CRESPO NATURAL?

Cada pessoa tem que ter o seu motivo: para respeitar a "natureza" dos fios, por causa da beleza que é ter cachos, porque o cabelo não aguenta mais química, porque está na "moda", porque é mais barato e blá, blá, blá.
Motivos há vários, mas ele tem que ser "o seu motivo"!

Quando eu me decidi por ter o cabelo crespo (voltar ao black) foi uma vontade muuuuuito pessoal, claro que assisti a vídeos, li muitos blogs e matérias falando sobre os cuidados com os cabelos. Vi muitas fotos de possibilidades, até porque eu não me lembrava com certeza sobre a situação dos meus fios e nem acreditava que ele pudesse ficar bonito e cheio de cachinhos e estiloso, na verdade eu queria mesmo era o cabelo da Sheron Menezes, mas já sabia que meus fios eram diferentes dos dela. 
Depois que entendi um pouco mais dos tipos de cabelo, segundo o cabeleireiro americano Andre Walker, percebi que o alcance e resultados dos meus cuidados teriam um limite, óbvio, eu teria que dar uma forcinha pra natureza.
Acho que o meu cabelo sempre foi preto e eu adoro assim!
Até já fui castanha, mas me acho mais marcando com os cabelos bem pretos.
Tenho a seguir 3 fotos de 3 momentos diferentes:
Nem me perguntem o ano, não me lembro. Estou aqui somente com meu cabelo, sem alongamento e claro, mais do que alisada. Por serem muito finos, meus fios alisados não tem volume, mas eu tô até bonitinha. No fundo a Nadine.

Aqui eu estou com minha mãe (Cristina) e minhas 3 sobrinhas: Nadine em pé ao meu lado, Izabela na minha frente e Caroline no colo de minha mãe. Como podem ver o meu cabelo é o mais preto. Não pintei, só tonalizei. Aqui eu estou alisada e com um aplique do tamanho do meu cabelo só pra dar mais volume.

Aqui estou com meu marido, acho que é meados de 2010. Olha a raiz, havia acabado de fazer o relaxamento (cachos nem pensar!) e estava também de alongamento. Tava bem bonito!

Depois desse processo acima foi que comecei a considerar a possibilidade de ficar sem química, mas como faria isso? Eu não me lembrava muito, mas sabia que meu cabelo era muito "ruim", muito "duro", grudado de tudo na cabeça, como ia ficar estiloso como as várias fotos que eu via na net? Olha o meu preconceito, não botava fé no meu black!
Só cabelo lindo, né?
Como eu ia ficar assim?
E aqui em Salvador tem tantos cabelos lindos quanto os das fotos! 
Procurei muito até encontrar as informações necessárias pra começar o meu caminho ao encontro do cabelo dos meus sonhos, dentro da minha realidade!
Os melhores shampoos (se fosse usar shampoo), os melhores condicionadores, os leave in, os gels, cremes hidratantes, "o óleo de coco", enfim, todos os produtos que iriam compor o tratamento ideal para os meus cabelos.
O MAIS IMPORTANTE:
* a decisão foi minha, não é da blogueira, da tendência da tv, da sociedade que diz que "nós temos que ser do jeito que Deus nos fez":
* saber da rotina me ajudou muito, pois foi ela que gerou os resultados (eu durmo tarde e acordo muito cedo, às vezes, para estar com o cabelo legal);
* encontrar os produtos mais adequados, daí vale experimentar ou assistir os produtos mais usados pelas meninas da internet;
* aceitei que cabelo crespo é mais sensível, o vento, a umidade, o sol, um creme mal passado, um twist mal seco, tudo pode alterar o resultado final;
* estou super disponível para esperar o cabelo crescer, sem dramas, demora mesmo, mas é menos se eu ficar tranquila e aproveitar o curtinho (o meu cabelo está crescendo eu estou morrendo de pena!);
* aprendi que o glamour não é só com os cabelos longos e esvoaçantes, ele vem também do volume dos nossos fios (coroas de rainha!), da nuca nua, do cabelo puxado só de um lado, há tantas possibilidades.
* acessórios: flores, fivelas, tique-tacs, tiaras, lenços, o que eu gostar, preferir e que me deixar mais bonita;
* maquiagem: um batom, máscara para cílios (rímel!!!!), precisa mais? 
* Aprendi que o black é estilo e glamour e como uma rainha "com coroa", eu tenho que caprichar nos complementos;
* entendi meu cabelo, não o vejo diferente do que ele é, aceitei, cuido dele e faço por onde merecer os  resultados que eu espero e entendo que um dia ou outro ele pode não ficar do jeito que quero e isso é super normal pra qualquer um dos tipos de cabelo.

A minha escolha de voltar ao black foi muito por causa do meu desejo de não usar mais química, mas principalmente pelo "possibilidade" à escolha, eu teria uma outra opção além dos alongamentos que eu já fazia. Imagina, não precisar mais ir ficando com a raiz alta e doida de vontade de retocar o relaxamento e refazer o alongamento. Meu maior medo era o cabelo curto, eu acho lindo demais cabelos longos, mas queria pagar pra ver... e hoje adoro meu cabelo, me acho super feminina, sensual, mesmo de cabelo curto. O fato de ter tido o apoio do meu marido também me ajudou, ele foi magnífico, brinca às vezes com os coquinhos e tranças, mas aceita toda essa história, me respeita.
Enfim, não é fácil, dá trabalho, não é só deitar o dormir, não é só encostar e descansar, tem que preparar o cabelo primeiro, mas pra mim tem valido a pena. 
Estou dando aos meus cabelos o tempo de que precisam, na verdade já tenho os retornos, às vezes exatamento o que eu esperava em outras ocasiões tenho que adaptar.
É isso, com um pouco de drama, mas muito feliz!
O que vocês acham?
Bjs

10 comentários:

  1. Muito bom,um incentivo e tanto para mim que estou na transição há 06 meses e muito insegura com o comprimento,estou acompanhando suas mudanças e vibrando com o seu sucesso realmente seu cabelo está com um desenvolvimento ótimo sinal que vc está cuidando muito bem dele,parabéns e continue passando para nós que estamos na transição dicas e relatos que nos incentivem a continuar.
    Abraços-Cris.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris! Que bom seu comentário, obrigada! As dúvidas surgem sempre, mesmo agora, com mais de 6 meses de cabelo cortado, ainda fico em busca de mais e mais informações. Você me deixa muito feliz em dizer que meus relatos te incentivam, que bom! A idéia de escrever e publicar fotos é pra exemplificar uma situação que eu "vi" outras passarem e que agora passo eu e tantas outras queridas como você. Bjs e, mais uma vez, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Você esta lindaaaaaaaaa, eu sou louca pra fazer um puff igual ao seu da foto e colocar faixinhas lindas oh vontade, cabelo cresce logooooooooo! Vc conhece o grupo no facebook chamado Crespissimo.Os? Aki o link http://www.facebook.com/groups/396635180361094/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jac, obrigada por vir me visitar. Acho seu cabelo tão lindo, vc é super cuidadosa e acredito que logo estará como você quer. Ainda não conheço o grupo, mas logo estarei por lá. Grande beijo pra você e mais uma vez obrigada pela visita e pela mensagem!

      Excluir
  4. Olá tudo bem?

    Estava lendo sobre cabelos crespos e li seu depoimento. Gostei muito pois a mesma coisa aconteceu comigo. Usava cabelo relaxados e sempre que saia fazia uma escova para ficar bom, mas com o tempo vi que estava escrava desses procedimentos. Pesquisei bastante na internet e outros meios, até que descobri o Cabelereiro Fernando Fernandes aki em São Paulo, especialista em cabelos crespos. Resumindo, Cortei meu cabelo, o deixei sem quimica nenhuma e hoje uso ele natural apenas usando shampoos, cremes, mascaras e leavin indicado pelo cabelereiro. Abuso dos acessórios e tudo fica show. Sempre estou bem. Beijos e vá em frente com sua decisão pois nao temos que esconder nossas raizes. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preta, muito boa a sensação da liberdade, poder tomar um chuvinha, não ficar me preocupar com a raiz crescendo, isso não tem preço. Eu ouço falar do Fernando Fernandes há muito tempo, o trabalho dele é bom mesmo? Bom saber porque ele é um profissional reconhecido há muito tempo em São Paulo e cuidando de cabelos crespos então, todo o crédito pra ele. Obrigada pelo comentário! Bj

      Excluir
  5. Nossa esse seu materia é nota 10 vou completar 3 meses sem quimica buscando forças de Deus e muita informaçao na internet. Seus comentarios sao otimos e mim deram forças para continuar nesse prrocesso de TRANSFORMAÇAO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom minha querida, a ideia é essa mesmo, multiplicarmos nosso conhecimento. Ser crespa é mais uma opção, é uma realidade pra nós, é nossa verdade e continua sendo uma escolha, a gente pode ser o que quiser. Aproveita que é bom, basta ir conhecendo seu cabelo. Bj

      Excluir
  6. Olá Jacqueline,

    Adorei sua postagem, pois também estou no processo para deixar meu cabelo natural, e venhamos e convenhamos que não é nada fácil mais nada que muita determinação e força de vontade não ajudem!!
    Posso usar sua postagem no meu blog Moda Afro Passos, com créditos à você é claro!?

    Bjs

    Bianca Passos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, pode usar o post, só não credita pra Jac Maciel, sou eu, Adriana Firmiano! Rsrsrs. Mas é isso, menina, tem que querer muito mesmo. Grande beijo!

      Excluir

Confirme seu comentário. Obrigada!