domingo, 25 de novembro de 2012

TÁ NA TRANSIÇÃO???

Olá Crespas!

Eu estou há mais de um ano com o cabelo totalmente crespo natural, não posso mais falar sem química, pois clareei as pontas. Mas, por enquanto não pretendo fazer manutenção e mesmo com o cabelo preto, já havia feito um banho de brilho que usava tonalizando há uns meses atrás, por este motivo só estou livre dos alisamentos, relaxantes e afins......... Mas black também não pode pintar as madeixas? Tá vendo como é, "outra" ideia pra "outro" post. 
Crespas, não me lembro de ter falado profundamento sobre a "transição", então resolvi falar agora, principalmente porque estou me correspondendo com uma querida que ainda enfrenta aquelas dúvidas básicas.

Bem, eu sempre usei a química de forma errada, assim diz a minha irmã, pois não fazia a famosa manutenção, eu relaxava e depois ficava meses, tipo 5, 6 meses sem relaxar. Você me pergunta, mas como Adriana? Ué amiga, alongando os cabelos! Eu usei alongamentos por vários anos de minha vida adulta e eles foram minha glória, a solução dos meus problemas capilares. Eram mais ou menos, 2 meses de paz absoluta, sem pensar em cuidados especiais, até que minha raiz começava a gritar, pedindo manutenção, ela dizia: me estica, me alisa, me relaxa, faz alguma coisa por mim, tô crescendo! Daí vinha a angústia de sentir os nós começando a me incomodar, aparecerem entre meus cabelos até o ponto de o crescimento ser tão poderoso que eu não tinha outra alternativa a não ser desmanchar tudo e recomeçar toda a história. 

Desmanchar O Alongamento
Eu mesma desmanchava desembaraçava meu cabelo, nunca gostei que outra pessoa fizesse isso pra mim (algumas vezes, quando estava na casa de mama, ela e minhas irmãs me ajudavam), então eram dias tirando as mexas e incorporando aos penteados, até o dia de "fazer o cabelo". 
Mas antes de fazer o cabelo, eu desfrutava dos poucos momentos de "cabelos livres", era quando eu não tinha mais nada na cabeça além dos meus cabelos, super crespinhos e mega ressecados. Este sempre foi uma momento muito gostoso, eu percebia o quanto ele tinha crescido, analisava seu estado, meus fios virgens crescendo, enfim, tinha um contato muito próximo comigo mesma, sem nenhum artifício. Falando assim, parece uma coisa boba, meio sem noção, mas pra mim era realmente meu momento de liberdade. 
Como eu não conhecia uma forma correta de cuidar do meu cabelo crespo, pensava, mas não levava em consideração a possibilidade de ficar natural, alongar era minha única certeza.

Fios Delicados e Frágeis
Eu sempre soube como o meu cabelo reagia às químicas, mas sempre tinha esperanças de que a próxima vez seria diferente. Enganos e mais enganos, qualquer pouquinho de relaxante fazia misérias nos meus fios, eles sempre ressecavam e depois começavam a quebrar, a hora da higienização sempre foi um momento difícil, era molhar e sentir os fios entre os dedos e depois no chão do chuveiro, uma tristeza. Eu pensava sempre: Ah, tenho muito cabelo, tudo bem, ele é forte, ele aguenta. Mas não tinha jeito e mais uma vez eu tinha que parar pra começar tudo de novo. 
Naquela época eu achava meu cabelo ruim, eu dizia que ele era ruim, que ele era grosso e que não tinha jeito mesmo. Inocente eu nem sabia que na verdade ele era bem frágil, fininho e cheio de zigue zagues e que tinha grande propensão às quebras, nós e pontas duplas se não fosse hidratado com frequência. 
Eu ainda não conseguia me ver crespa natural.
Pena, mais uma vez!

O Alongamento
Era sempre num dia de folga, pois levava praticamente o dia inteiro.
Ah, algumas vezes eu relaxava, como já disse acima e isso facilitava bastante o trabalho da "cabeleireira" do momento, afinal, não ia precisar desembaraçar minha crina louca. 
Sempre fui adepta do nó italiano, nunca usei o processo de colar fio a fio, sempre achei que seria demais usar mais esta química no meu cabelo já tão judiado. 
Claro, depois disso tinha que aguentar a dor, porque, vamos combinar, os primeiros dias são de morrer, a gente nem consegue encostar a cabeça no travesseiro pra dormir, tamanha a dor. 
Gente, não posso me esquecer das horas sentada, cansada e esperando ansiosa ver meu cabelo pronto. Me lembro que fazer o cabelo era doloroso e demorado. Mas me valia a pena, eu ficava feliz com o resultado.
Eu gostava de  usar fios ondulados ou cacheados, não gostava dos totalmente lisos, mas as vezes fazia escova pra variar um pouco. 

Não Relaxar Mais
Não foi nada de caso pensado, eu simplesmente não relaxei mais porque da vez anterior meu cabelo arrebentou demais, daí parar de relaxar me pareceu a decisão mais lógica. Relaxei pela última vez em setembro de 2010, em setembro de 2011 cortei tudo, então queridas, foi 1 ano alongando os cabelos, crespos que só eles, até decidir cortar de vez. Tinha que fazer trança com o comprimento do meu cabelo pra não ficar com muito volume, dava um trabalho! Mas fazia parte desse momento de transição.
Foi minha opção passar por este período desta forma, usar tranças já não estava mais no meu repertório e ficar com os cabelos soltos muito menos, eu não saberia como lidar com os dois tipos de fios soltos, em mim o contraste era muito grande, então.  

Enfim, cada uma escolhe o que acreditar ser melhor para manter-se bem no dia a dia, cuidar dos cabelos na transição demanda atenção constante e eu ainda não sabia como fazer. 
Vale sempre lembrar que toda crespa hoje já foi uma mulher em transição no passado, seja ele recente ou não e que este período nunca foi fácil pra nenhuma, as dúvidas sempre surgem: será que meu cabelo vai crescer? Será que vou conseguir cuidar deste cabelo? Por que está tão ressecado? O que faço pra dar brilho aos meus fios? São tantas questões, mas no final tudo vale a pena. 
Serve de consolo o fato de que "todas", como eu disse, "todas passamos pela transição" até retornarmos ao crespo natural...


Eu sei, é difícil, mas se você se esforçar pra "se sentir" bonita, vai ficar, principalmente se utilizar seu lindo sorriso pra completar seu visual, ele é sempre nosso acessório mais valioso, o cabelo a gente sempre pode fazer diferente.

Grande beijo
e até a próxima.

4 comentários:

  1. Olá, Adriana! Eu também passei por esses processos. Usei alongamento por 6,5 anos e todas às vezes alisava o cabelo. Caia muito, quebrava muito, já estava quase igual a Naomi, careca na frente. Aí decidi parar e só relaxar prá ver se formava os cachos, sempre quis ter cabelo cacheado. Só que depois de um tempo vinha o tal corte químico. Há 1 ano e 2 meses não relaxo e tenho cuidado dele com a ajuda de vocês blogueiras. Não é fácil, às vezes penso em relaxar novamente, mas tenho resistido. E esses relatos ajudam muito. Muito obrigada e bjs

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Rosa, querida, obrigada! Voltei de férias cheia de vontade de escrever. Beijos

      Excluir
  3. Oi Ellis! Pois é, acredito que sejam raras as crespas que nunca passaram por processo químico. Minha maior motivação pra ficar crespa é gostar de me ver no espelho, mesmo quando meu cabelo não fica como eu quero, gosto de como sou e não tenho saudades dos fios lisos ou longos. Outro motivo que me faz continuar é o conhecimento dos meus fios, sei que são super frágeis e que posso ficar careca daqui uns anos (tenho histórico familiar), logo, pra mim foi além de uma opção, uma necessidade para a minha saúde. E a cabeça vai bem, obrigada! Ter essas vontades é normal!

    ResponderExcluir

Confirme seu comentário. Obrigada!