sábado, 29 de dezembro de 2012

COMO ADAPTAR O BLACK EM SUAS VIDAS!

EU SOU VÁRIAS MULHERES E TENHO CERTEZA QUE VOCÊ TAMBÉM...

Eu sou Esposa.
Eu sou Profissional do Varejo, chefe de departamentos.
Eu sou Filha de Mãe e Pai.
Eu sou irmã mais velha de vários irmãos de sangue ou não.
Eu sou Tia de sobrinhos tão lindos e tão lindos que amo tanto.
Eu sou prima de pessoas lindas.
Eu sou nora de sogros adoráveis.
Eu sou amiga das poucas e melhores.
Sou patroa da minha diarista, dos meus porteiros, paciente dos meus médicos e dentistas, cliente da minha irmã cabeleireira, cliente da minha irmã podóloga, fã dos meus irmãos guerreiros e da minha mãe amada... 
Eu sou dura, chorona, sensível, realista, segura de mim, preocupada com com as opiniões alheias, preguiçosa, trabalhadora, vaidosa, estressada... Igual a você! 
E isso não me torna nem pior e nem melhor do que ninguém, mas mesmo com tantas similaridades, todas somos diferentes entre nós e esta é a grande beleza de estar viva.

PÉ NO CHÃO
Tudo muito lindo, mas na prática eu sempre soube que é muito mais fácil viver dentro da normalidade, ser mais uma na multidão não, mas estar adaptada ao ambiente, não ser muuuuito diferente pra não causar tumulto, não perder as "oportunidades" e estar no meio da galera. 

Na escola, no trabalho, na hora de sair com os amigos, na hora de dormir, o cabelo é sempre uma preocupação nossa, das mulheres negras, pois sabemos que nossa natureza é diferente do padrão, o jeito de cuidar é diferente e que qualquer ação externa pode por todo um penteado a perder.

Quem nunca deixou de sair porque o cabelo não tava legal, ou usou uma sacola na cabeça pra não molhar, quem nunca dormiu sem lenço ou touca e acordou com o cabelo todo amassado e embramado? Quem nunca? Que a tire a primeira pedra! Falo isso pra todas que usamos química nos cabelos, fala sério, cabelo alisado também dá trabalho. Isso tudo que eu disse é dessa época.

Mas tem os elogios e o padrão, afinal o cabelo mais lisinho deixa o visual mais alinhado, formal e fácil de cuidar, além do mais, a gente imagina que os homens gostam de passar as mãos nos nossos cabelos e que no liso é muito melhor do que no cacheado, encaracolado ou crespo... black então...

Quando eu comecei a pensar no cabelo crespo tive, muita preocupação com a "adequação" do visual black no ambiente corporativo, afinal sempre somos conhecidas por nossos cabelos alisados, chapados e brilhantes de finalizadores e mesmo pra mim, seria uma grande mudança me olhar no espelho e ver "a realidade de verdade" e como a gente tem a vaga lembrança de como o cabelo natural é, sempre acha que não vai dar certo. 

ESCOLHA SEU TEMPO PRA SER FELIZ!
Até por causa do trabalho, minha dica pra quem quer ficar crespa, mas não tem certeza ainda é só deixar de usar os apliques ou cortar as madeixas durante as férias, assim não tem a pressão de sair e voltar no dia seguinte totalmente diferente. Ver os olhares alheios é o mais estranho, principalmente se você não se sente bonita e segura.

INTRODUZA SEUS AMIGOS NO MUNDO CRESPO, CACHEADO, ENCARACOLADO...
Leve para o seu meio fotos, imagens de mulheres com cabelos crespos, introduza-as na vida das pessoas com quem você estuda, trabalha e convive, assim eles vão saber das suas ambições e vão te aceitar com muito mais facilidade.

CUIDE-SE!
Outra dica é começar a dar muuuuito mais atenção à pele, maquiagem, acessórios, unhas, enfim, ao visual geral. Com cabelo bem curtinho o que sobra pra verem é seu rosto então, cuide dele e procure aprender o que fica bonito em você, as cores, as texturas o brilho ou o fosco. Pele linda já é meio caminho andado!

NÃO FIQUE TRISTE, JOGUE DE CONTENTE E SEJA FELIZ!
É legal quebrar os paradigmas e chocar a sociedade, mas eu não sou desse tipo. Não sei vocês, mas ter que ficar brigando com as pessoas, se chateando com comentários de familiares, amigos e colegas de trabalho é muito desgastante e eu sabia que poderia acontecer. Por isso, adequei ao "padrão" da minha maquiagem, caprichei nos acessórios pra chamar a atenção enquanto meus cabelos estavam se fortalecendo.

Claro, sei que ainda tem gente que pergunta quando vou relaxar pra soltar a raiz, como se somente relaxado o crespo fosse saudável e bonito. Eu respondo que não pretendo mais relaxar, nem alisar ou mexer mais na estrutura dos fios. Essa pessoa também vai se acostumar com meu black!

VOCÊ SE ACEITA?
Tem dias em que o cabelo está soltão, cheio de volume (aaaadooooroooo!), tem dias em que os cachos estão fechadinhos, em outros mais aberto e em outros nem tem cachos, isso é dele e dos cuidados que posso dispor, aprendi a aceitar minha verdade e gosto dele assim.

Não me estresso nem fico triste, me lembro sempre que até poucos meses atrás eu era uma dessas pessoas que não conheciam, por isso não entendiam e não aceitavam a beleza do cabelo crespo dos negros do planeta terra. Hoje estou do outro lado, junto com vocês!

NÓS NO MUNDO
Já somos beaufitul, daqui a pouco o black não vai ser belo só pra's mulheres despojadas e fashion, vai ser também o visual da advogada, da médica, da doméstica, da vendedora, da recepcionista, da aeromoça...é só a gente participar!

Fica a Dica!

Beijos...

PS.: É a Corrente do Bem!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Bia (como minha irmã caçula), muito obrigada pelo comentário! bj

      Excluir
  2. Parabéns! Amo muito tudo isso! bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzy... é muito amor mesmo! Por mim e todas nós que estamos juntas nessa jornada. bj

      Excluir
  3. Ótimo texto! Me atrevo a dizer que é melhor do ano (2012).
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amélia, obrigada! Eu adoro escrever, mas às vezes exagero. Ainda bem que tem gente que gosta de ler, como tu! Grande beijo.

      Excluir

Confirme seu comentário. Obrigada!