quarta-feira, 1 de maio de 2013

DEBATENDO SOBRE A MULHER NEGRA E QUESTÕES DE PRECONCEITO

A querida Jac Maciel do blog Jacsimplesassim publicou no Face há algumas semanas e fez um post sobre uma discussão que é muito válida: o fato de grande parte dos homens negros preferirem se relacionar, namorar e casar com mulheres brancas.
O livro" Virou Regra", de Claudete Alves fala exatamente sobre esse assunto. Muito bom tema, a calhar pra nós nesse blog e em tantos outros por aí.

Gente, me vem a mente tantos fatos a respeito deste tema que tenho medo de me embrulhar toda na história, mas vamos lá.
Pra engrossar o coro do assunto e não perder a oportunidade de falar sobre, não quis deixar esfriar na mente e resolvi falar hoje mesmo, no calor dos vídeos que achei sobre a entrevista da autora no programa "Espelho" apresentado pelo Lázaro Ramos, para Canal Brasil.
Não vou me fixar no programa, apesar de ser minha fonte, vou falar mais sobre o que vejo, vivo e penso.

De qualquer forma, segue abaixo a entrevista da pedagoga e mestre em ciências sociais pela PUC - SP, Claudete Alves ao nosso querido (isso é particular!) Lázaro Ramos.
Parte I

Parte II

Não vou me fixar no programa, apesar de ser minha fonte, vou falar mais sobre o que vejo, vivo e penso.

O que Vemos e Vivemos
Pensem bem caras amigas e caros amigos (espero que vocês estejam aí): tem algum rapaz negro, bonito, inteligente, educado, empregado ou dono de seu próprio negócio, com dentes (isso não é particular!) e solteiro em sua família? Com que tipo físico de mulheres, moças, meninas, garotas ele se envolve? Direta: ele tem saído mais com moças negras ou brancas? Não peço respostas, só peço reflexão! 
Isto acontece com tanta regularidade em nossa volta que nem perguntamos mais, é muito comum rapazes negros com moças brancas. Sinto imenso orgulho e felicidade quando vejo um casal negro, bonito e feliz. 

É de Admirar
Que coisa mais linda é o casal Obama! Quem de nós não quis um Barack em sua vida? Homem que valoriza a mulher a seu lado e olha pra ela com respeito e cria lindas filhas e vence junto com essa mulher? Eles são lindos, não só inteligentes, mas integrados ao mundo atual, inspiram confiança e admiração. E olha que Barack é filho de mão branca e poderia ter escolhido uma mulher branca também, mas o exemplo de casa não teve vez.

O que Vemos e Vivemos
Minhas amigas ou conhecidas negras estão a procura deste homem negro, mas está difícil e algumas como eu já desistiram e estão muito felizes com um homem branco.
Já vi homens negros famosos, ricos dizerem que não se envolveram com negras porque "elas não estão no círculo de seu convívio habitual", nas festas, eventos e trabalho em que participam não há mulheres negras, logo é muito natural que não se envolvam com elas. Mas não posso dizer o mesmo de pessoas do "meu" convívio, os meninos interagem com meninas negras, mas namoram brancas. 
Pode ser nosso cabelo "ruim", ou o fato de também ainda sermos de classe social inferior ou igual a deles, afinal, casal negro bem sucedido não é comum na nossa sociedade e as crianças também vão nascer todas "escurinhas". Mas eu penso: o que é que passa na cabeça do cidadão? Acho até que não passa nada, ele simplesmente foge, não consegue enxergar na moça negra aquela "deusa do ébano" que a gente sabe que é (isso é fato amigão!) e que a gente ouve muito. O cara é o "negão, cheio de paixão"... e a moça negra é quem? A "nega do cabelo duro que não gosta de pentear"... Será que é fuga? Gente, pensava muito nisso, porque é muito estranho!
Sabem, estou sendo muito franca e falando simples, sem termos de análise científica, é só papo mesmo. 

Eu nunca perguntei aos meus parentes que se casaram com moças brancas o porquê de suas escolhas, a gente aceita a menina, respeita o casal, mas nós meninas comentamos entre nós, falamos: poxa, o fulano namora uma branca, porque não namora uma menina negra? É estranho gente! É estranho porque muitos, muitos homens negros namoram moças brancas, não é só "atração fatal" pelo oposto, é febre e faz muito tempo e não passa, aumenta cada vez mais. Quando eu vejo um Lázaro Ramos, um Barack Obama, um Seedorf, um Joaquim Barbosa, um Aroldo Costa, um Buchecha, um Ramires sinto que há gente resolvida... prefiro dar nomes àqueles que deram valor a uma "pretinha". 

Nós aceitamos este fato e não forçamos barra.Vejo as moças negras esperando o cara da vez, o cara chegar, mas... 
Na minha casa, minha humilde residência familiar, irmãs são casadas com homens negros e meu irmão negro encontrou sua deusa do ébano. Só eu desgarrei... Sempre tem um, né!

Esse assunto rende
E rende mesmo! E penso nesses homens negros e famosos que são referência de sucesso na cultura, no esporte e também são inspiração para tantos jovens negros aqui no Brasil e que se casaram com mulheres brancas. Com suas uniões "sempre" inter raciais deixam claro que as mulheres negras não são compatíveis com o sucesso de seus parceiros e que como beleza não são compatíveis com o sucesso de seus parceiros e que como mulheres estão aquém dos desejos de seus parceiros.

Por isso...
... Meninas, desencanem, sejam felizes. Fiquem bonitas por vocês, vão em busca de seu amor. Pena, "quanto mais pretinhos, melhor", mas às vezes não dá, paciência. O importante é o amor!
Vejo que a gente fica tentando encontrar esse homem negro inteligente, bem sucedido, amoroso e orgulhoso de estar ao lado de uma mulher negra, mas o importante é ser feliz, com branco, com amarelo, com negro, com nacional ou importado, o importante é ser feliz. O resto é história!

Bem, eu falei, falei, falei...

... Mas e você, o que acha dessa história?
Deixe seu comentário.
Bye e até a próxima.

6 comentários:

  1. Um assunto maravilhoso à ser analisado e debatido ... A sua abordagem foi simples e super "pé no chão", Gostei! Mas gostaria imenso de verdade de poder debater isso num forum maior com a rapaziada ao nosso redor, para podermos apurar o lado deles, pese embora, na minha opinião a febre não seja só deles... Êh minha amiga... A Febre é Geral ! (Infelizmente é a nossa verdade inconveniente).

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. .Castanha. é isso mesmo, no fundo todos temos responsabilidades. E importante, a questão não é separatista, não é segregação, mas senso de preservação da cor, da história, da cultura, enfim do mundo que nos cerca. Todas as etnias, raças, cores, ou do que quisermos chamar, tem suas diferenças e é isto que torna a cada uma a riqueza da diversidade. Quando a mistura é muito grande, nasce algo de novo, o que é muito bom, mas podemos perder a nossa essência. Mas é isso mesmo, só a rapaziada falando pra esclarecer mais um pouquinho. Beijo e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. Em primeiro lugar: que saudades de seus textos.
    Essa situação é uma febre mesmo. Em minha família confesso que isso é difícil.
    As mães negras precisam mostrar a seus filhos a beleza que existe nas próprias raízes na história, na pele, em nossas características em geral.
    Minha mãe me ensinou e passo a meu filho.
    Mas até conseguirmos extinguirmos este mito da "pegada do negão", e que com a falsa teoria de que "loira é imã de negão" Essa inter racialidade forçada não deixa de existir.
    Seremos lindas por nós! Eles verão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrasou Amélia. Muito desta responsabilidade é também das mães que precisam aprender a mostrar para seus filhos a beleza que é um casal negro, que as moças negras são lindas e que esta beleza é diferente das mulheres que aparecem na tv, nada fácil? Mas super possível. Obrigada pelo carinho. Grande beijo

      Excluir
    2. Olá!! Sigo sempre o seu blog e sou de Portugal. Tenho muito orgulho em ser preta e no meu cabelo super crespo. Hehe. Também passei por algumas barreiras da sociedade de achar que cabelo liso era cabelo bom, mas adiante... vamos ao tema em questão: Esta questão dos relacionamentos para mim é muito simples, as pessoas devem fazer questão de serem felizes independentemente de cor dos seres humanos. No meu caso particular o meu amor é branco e eu adoro-o. Contudo sou da opinião de que é mais comum ver-se um homem preto com uma mulher branca do que mulher preta com homem branco que é o meu caso pessoal. Também reparo que aqui em Portugal, as pessoas olham muito na rua quando saímos juntos a maior parte das vezes não ligo!! Mas há alturas que irrita mas depois passa!!! É isso aí minhas queridas, apenas quis deixar aqui a minha experiência pessoal e o meu testemunho!!
      Bem Haja a todas!!

      Excluir
    3. Catia, que delícia receber seu comentário no meu humilde blog, obrigada! Este é um assunto que rende e que nos toca, certamente. Eu sou casada com um homem branco também e até o momento nada nos incomoda, já achamos graça em Fortaleza_CE quando diziam que eu parecia "cabo verdiana" e ele italiano. Às vezes olham, às vezes não, mas é natural pra nós estarmos juntos. A nossa cultura, a nossa história, a essência do nosso povo devem ser preservados, aqui no Brasil e acredito que aí em Portugal também, a história dos negros tem particularidades e precisa ser desvendada e jamais esquecida, talvez a gente descubra ainda mais motivos para todas essa história e motivações dos homens negros. Beijos minha linda!

      Excluir

Confirme seu comentário. Obrigada!