terça-feira, 27 de novembro de 2012

A MINHA SALVADOR PARTE I

Olá Crespas!!!

Eu quero abrir um espaço aqui para falar um pouco sobre a minha cidade, Salvador.
Estou aqui desde novembro de 2009, antes já tinha vindo para a capital baiana somente a trabalho e até por este motivo só havia conhecido, numa passagem muito rápida, o Pelourinho, que durante aquela visita noturna estava bastante movimentado, animado, cheio de locais e turistas, uma beleza.

Hoje assisti a uma matéria do Jornal da Manhã na afiliada da Rede Globo na Bahia, a Rede Bahia, nela o apresentador anunciou que, segundo pesquisas da Fundação Getúlio Vargas a expectativa sobre o número de turistas que deve ser trazido para a Copa do Mundo é próximo de 700.000 e com isto deve haver um aumento posterior de visitas à cidade motivada pela boa impressão deste período. No entanto, na mesma pesquisa, os dados dizem que a capital baiana deve ficar em 6°lugar em número de turistas estrangeiros, perdendo para cidades como Brasilia, Belo Horizonte e Fortaleza e em turistas brasileiros deve ficar em 4°lugar, perdendo para São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Eu estou aprendendo a amar Salvador e até por este motivo tenho aqui que expor minha real impressão sobre a minha cidade, levando em consideração o fato de que eu não nasci aqui e já conheci e vivi nas outras duas grandes capitais nordestinas: Recife passei 1 mês e fazia visitar esporádicas durante o ano, com duração de 2 a 4 dias e Fortaleza, onde morei por 3 anos.

Bem, destas todas, Salvador é de longe a maior e mais famosa, onde está mais presente no povo sua cultura e onde há diversos pontos turísticos lindos, acessíveis e suuuuper famosos: Farol da Barra, Pelourinho, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Praias, no entanto é onde vejo o menor cuidado com a manutenção, tanto dos poderes público quanto da população. Vou falar um pouquinho de tudo porque sou uma pessoa muito crítica e vejo que Salvador teria uma grande oportunidade de ficar perfeita, não fosse estes problemas que me parecem longe de mudar, ainda mais para a Copa do Mundo de 2014, mas eu disse teria, porque enquanto há vida, há esperança... Que lindo!

Salvador  X  Fortaleza  X  Recife


       Vista de Salvador                            Vista de Fortaleza            
Vista de Recife
(esta é a parte de dentro de Recife, com seu mangue e suas diversas pontes)

Vendo as imagens eu pergunto a vocês: o que difere uma cidade linda, com mar lindo e gente alegre da outra?

Já faz tempo que a ordem de importância das capitais nordestinas é esta, Recife já perdeu o posto para Salvador e agora para Fortaleza, tanto em número da população quando em procura dos turistas. Entendam, meu blog não é um blog de viagens, não tenho tempo nem dinheiro pra tanto, mas sou metida a falar de tudo, afinal, o blog também é pra isso, então...

Das 3 grande capitais, Salvador é onde tem menos gente nas praias urbanas. Acreditem, há dois anos a prefeitura da cidade recebeu autorização judicial e "derrubou" todas as barracas (improvisadas) que haviam nas areias das lindas enseadas e praias de mar aberto aqui da cidade, portanto hoje, se eu, moradora da cidade ou um turista quer ir nas praias do Farol da Barra, Barra, Amaralina, Pituba, Boca do Rio, Jardim de Alah, Flamengo, Itapoan, Ribeira (na Cidade Baixa).... Vai ter que comprar comida de ambulante, se passar algum, beber cerveja de isopor velho, sem opções de marca, água, réfri, tudo sem muita opção e banheiro então... faz atrás daquela pedra ali, faz na rua deserta, na árvore, no poste, atrás do carro, da moto, no saco de lixo no chão, na água do mar, enfim, onde tiver vontade, ninguém liga mesmo. E se for mulher é assim também, liga não amiga, a gente faz rodinha. E olha, nem pense em usar banheiro químico, sujeira pouca é bobagem.

Farol da Barra e Praias

                                          Farol da Barra                                Porto da Barra


                                          Boca do Rio                             Ribeira (Cidade Baixa)
                            Espetinho de Camarão e peixinho frito, delícias do nosso litoral

                                                                  Mar lindo de doer!!!


Pelourinho


O Pelourinho, até ele está meio largado, descuidado.

Elevador Lacerda e Mercado Modelo


Educação?


É, a gente aprende de pequeno. Ô mãe, não ensina o errado pro menino, não!


Já falei sobre isso acima. Sem Comentários!

É preciso  andar quilômetro atrás de uma lata de lixo, agora povo bem educado leva sacolinha pra praia e joga o lixo onde deve ser jogado, na lata pro lixeiro recolher!

 Como toda metrópole do mundo, gente, gente, gente... carro, carro, carro e transporte coletivo indecente! Foto 1: Passarela que liga a Rodoviária Municipal ao Shopping Iguatemi; Foto 2: Avenida Paralela é o principal acesso do aeroporto para a cidade.

Ponto de ônibus sem cobertura, banco e ônibus suficiente pra toda essa gente e outras mais.

Pra Fechar


O secretário estadual, o senhor Domingos Leonelli ainda diz que a pesquisa é de expectativa, não de números reais e que por este motivo todos tem o direito de "sonhar", dizendo assim que Salvador "pode" ter melhores resultados do que os divulgados na pesquisa.

Um Legado


Como em todo o Brasil, aqui em Salvador é sempre assim, depois da festa vem o resto da festa.
O povo precisa de orientação, de educação pra receber bem o turista e até pra conviver de forma mais humana. 
Não pode jogar lixo na rua, nas areias das praias, jogar pela janela do ônibus. 
Não pode mijar na rua, por favor, nossa cidade fede a xixi.
Não pode proporcionar ao povo um transporte coletivo que mais parece navio negreiro, lotado, quente, barulhento, demorado, desumano.
Não pode deixar o Elevador Lacerda com uma cabine funcionando e as outras 3 em reforma, no verão permanente da cidade cheia de turistas e a população fazendo fila e esperando mais de 20 minutos pra usar por 1 minuto.
Não pode deixar as calçadas da cidade esburacadas assim como as ruas parecendo rally pros carros.
Não pode deixar a polícia em greve, causando vandalismo em todo o estado.
Não pode deixar a saúde no estado em que está.
Não pode fazer apartheid, dividindo na cidade quem pode e quem não pode se divertir com segurança e conforto no carnaval.
Não pode deixar os professores sem acordo e os alunos sem aulas por mais de 2 meses.
Não pode, não pode tratar a cidade assim, não pode tratar as pessoas assim.

***

Aqui abaixo estão os atuais governantes da cidade e do estado, é das mãos deles que sairam algumas das barbaridades acima e espero, sinceramente que o prefeito eleito trabalhe pela cidade, pelo povo e pelo crescimento da cidade, para que não só na Copa de futebol, Salvador possa proporcionar aos turistas e principalmente à população uma vida digna.


                                
           Luis Henrique, o atual prefeito                           Jacques Vagner, o atual governador

Fica aqui minha sincera esperança e meu mais sincero carinho pela nossa cidade, Salvador merece dias muito melhores!

Beijos.

6 comentários:

  1. Muito bom o post, ótima alerta.
    Tomara que o prefeito eleito realmente faça mais por Salvador.
    Se ele colocar mictórios espalhados pela cidade, será de muita valia.
    Uma duvida: você é natural de qual estado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia, eu sou fluminense, nascida no interior do Rio de Janeiro e fui criada no interior de São Paulo.

      Excluir
  2. Ótimo post, Adriana. Realmente, se nossa amada Salvador fosse mais bem cuidada pelos poderes públicos e pela população, seria uma cidade muito mais linda e promissora do que já é. Apenas beleza natural não salva uma cidade, como uma casa ela tem que ser bem arrumada e passar por constantes reparos e precisa de moradores que zelem por ela.
    É o que Salvador está precisando. Amo demais minha cidade! Parabéns pelo post, beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângel, muito obrigada pelo feed back. Já me sinto soteropolitana, pago os impostos da cidade, vivo a realidade, ando de ônibus, vou à praia e me viro bem, logo me senti tranquila pra me expressar sobre a nossa cidade. De coração quero muito participar e ver a nossa Salvador arrasando, limpa, justa e cheia de oportunidades pro povo. E viva Salvador!

      Excluir
  3. Oi, Adriana! Adorei seu blog. Quanto a Salvador, realmente, é uma cidade complicada... Porque a gente consegue amar e odiar na mesma medida. Na verdade, sendo sincera, eu amava mais do que odiada, mas assumo meu deslumbramento. Acaba que considero a natureza, o clima, as pessoas, a música, motivo suficiente pra não encarar os problemas urbanos como irremediáveis ou intoleráveis. Morei aí seis anos, e foram os melhores da minha vida. Pretendo voltar. E foi aí que aprendi a me reconhecer como negra, a me valorizar, a amar meu cabelo... Uma experiência incrível.
    Mil beijos, e tudo de bom!
    Lu Xavier
    ocabelodanega.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, a nossa cidade é linda, só precisa dos cuidados dos governantes e também do nosso povo. O novo prefeito parece que tem boas intenções de melhorias e a população está bem interessada nisso. Espero que na sua próxima vinda Salvador esteja de dar orgulho em todos nós! Beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir

Confirme seu comentário. Obrigada!