segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

HIDRATAÇÃO, SEMPRE!

Completei nesse final de ano 4 meses sem processos químicos, sem alongamento ou trança "rasta".
Sinto uma libertação, sério! No começo dava mais trabalho, eu ainda não sabia a reação do meu cabelo ao dia a dia e todas as noites fazia as tranças ou o twist. Minhas mãos, meus braços viviam doendo por causa do trabalho que dava. Até hoje, se eu ainda quiser, posso manter o mesmo processo, mas já não fico tão paranóica.
As hidratações continuam sendo o grande lance da história, tenho que hidratar demais os cabelos, muito crespos, eles pedem esse carinho. Parte crucial do processo são os cremes de hidratação, já experimentei alguns, inclusive postei aqui no blog.
Mantenho minha fidelidade ao Novex de Azeite de Oliva, mas nesta semana experimentei uma receita caseira com produtinho de cozinha. confesso, já fiz muito isso, pegar produtos de cozinha porque indicam isso e aquilo como o novo milagre da estética. Sabe passar limão com açucar pra esfoliar o rosto, fubá pra esfoliar o corpo, ovo nos cabelos ou bater babosa (aloe vera) no liquidificador e passar direto nos cabelos pra fortalecer, isso tudo eu fiz! Mas faz aquela sujeira, quem fez já sabe como é!
Esta semana, no entanto, experimentei a receita do mingau de Maizena, aquela mesma da infância! Pois então, a receita tem direito ao pacote completo; consiste num mingau, com leite, açucar, o amido de milho(Maizena), o creme hidratante de preferência, azeite ou óleo de coco e mel.
Há uma receita com quantidades para cada ingrediente em alguns blogs que eu vi, mas eu não respeitei muito isso, coloquei as quantidades necessárias pra não haver muito desperdício.
Como eu fiz:
1) misturei leite frio com Maizena e açucar; para uma xícara de leite, coloquei 1 colher de Maizena e 1/2 colher de açucar (colher de sopa não cheia);
2) coloquei a mistura no fogo, depois de mexer bem e dissolver açucar e Maizena. Em fogo baixo continuo mexendo, pra não empelotar, até que o líquido se torne o mingau, se empelotar, pode bater no liquidificador;
3) depois que esfriou, misturei ao meu creme hidratante, duas colheres de mel + duas colheres de óleo de coco ou azeite, você escolhe, se quiser colocar os dois, tudo bem;
4) misturei bem misturadinho e passei nos cabelos, depois de lavados, como normalmente faço, massagiei os fios, enluvei e deixei agir por uns 30 minutos na toca de alumínio.
Gente, ao lavar senti que meus fios estavam super hidratados. Os micro cachinhos ficaram bem formados e a humidade parece que foi mantida por mais tempo nos fios, uma delícia! O brilho também ficou especial e a maciez durou uns 3 dias até a próxima lavagem.
Para os fios muito crespos, cabelo tipo 4, essa hidratação com a Maizena é super válida, claro na medida da sua necessidade e tempo para todo o processo.
Fica a dica!
Beijocas.

2 comentários:

  1. Oi Adriana, td bem?
    Parece que encontrei uma black com os mesmos problemas cabelistícos rsrsrs que os meus, minha saga atrás de produtos que funcionem realmente nos meus cabelos é grande. Uso muita coisa que vejo na internet e que não me pareça perigoso como a henna, bepantol, vitamina C, etc. Já vi essa hidratação de maisena, mas como dá uma preguiçinha fazer deixei de lado vou tentar pra ver se dar certo nos meus cabelos. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Dri, fiz uma vez só essa hidratação. Gostei bastante.
    Bjks.

    ResponderExcluir

Confirme seu comentário. Obrigada!